quinta-feira, 27 de março de 2014

Marvel investe em novo formato para HQ's digitais


A Marvel anunciou no início desse mês durante o festival SXSW 2014 (South to SouthWest) que vai incluir trilha sonora  e efeitos sonoros nas versões digitais dos seus famosos comics com o novo sistema intitulado "Projeto Gama".

O Projeto Gama funciona da seguinte forma,ao comprar o arquivo digital de uma revista você vai receber junto uma trilha sonora para ouvir enquanto lê.A música se inicia já na capa da edição e vai mudando conforme o leitor troca de página,caso fique muito tempo na mesma página ela fica em loop.Além das músicas de fundo também será possível ouvir em algumas cenas efeitos sonoros como tiros e explosões por exemplo.

De acordo com a editora a trilha sonora será "inteligente,adaptativa e não repetitiva" e o leitor terá a opção de selecionar se quer ler a história com ou sem som.Os redatores da empresa afirmam que já imaginavam músicas enquanto escrevem e que ficaram impressionados com esse novo sistema.

A Marvel que não é boba vai aproveitar o lançamento do segundo filme solo do Capitão América "Soldado Invernal" para lançar também as primeiras edições dessa saga do herói com o novo formato,dessa forma eles vão testar esse novo sistema e ver a opinião do público para lançar outras edições futuramente.Apesar de ter como nome Projeto Gama,ele não tem um vínculo exclusivo com o Hulk. 

Pensando no futuro mercado a editora já se prepara para atender a demanda de um público que consome cada vez mais produtos digitais e em geral com movimentos e efeitos.Há um tempo atrás uma outra editora já havia lançado e-books interativos onde os leitores podem ao trocar de página ver um personagem de uma ilustração se movimentar de acordo com o enredo.

Assisti ao vídeo de divulgação "Adaptive Audio " e gostei,acredito que tem tudo para dar certo essa inovação e que vamos presenciar o surgimento de uma nova forma de se ler as hq's num futuro próximo,bem mais dinâmicas e interativas.Para conferir como funciona esse projeto é só clicar no link abaixo:


https://www.youtube.com/watch?v=9P1xiQ8PUBM




Fontes:


adrenaline.uol.com.br
papelpop.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário