sábado, 13 de dezembro de 2014

Um ano do álbum visual BEYONCÉ



Há um ano atrás foi lançado um dos álbuns mais importantes da história do mercado fonográfico contemporâneo,sim,o álbum visual da superstar Beyoncé.

Sem dúvidas um divisor de águas não só na carreira da artista,mas da forma de se fazer música nos dias de hoje,onde a Internet é a maior plataforma de divulgação e comercialização para uma indústria em crise.

Devido à experiência vivida na estratégia de lançamento do seu álbum anterior,4,a cantora decidiu inovar e se arriscar ao lançar (o seu quinto disco de carreira solo) de surpresa na plataforma iTunes na madruga do dia 13 de Dezembro de 2013.

Os fãs e até mesmo a mídia especializada já haviam se contentado em poder ouvir as novas canções da Queen B apenas no ano seguinte,mas numa estratégia totalmente planejada e com risco enorme de "vazar" antes dessa data,a artista conseguiu revolucionar num mercado cada vez mais competitivo e difícil de se manter relevante.

O lançamento do seu álbum visual homônimo numa capa minimalista,com 14 faixas inéditas e 17 vídeos gravados em diversos lugares do mundo e que refletiam imageticamente o conteúdo intimista das canções,"zerou a Internet" e foi um dos assuntos mais comentados na web,não só pela #beyhive,como da própria classe artística,reconhecendo a importância desse disco.

Nos dias de hoje o público "consome" música geralmente de forma isolada baixando um determinado single de forma aleatória,com o BEYONCÉ ,a cantora trouxe de volta a experiência de se ouvir um álbum por inteiro.Não apenas ouvir,mas também assistir através dos clipes que transmitem de forma visual o conceito desse trabalho.   

Após esse lançamento tudo começou a fazer sentido,o lançamento de uma turnê mundial até então sem disco novo,os comerciais com trechos de músicas inéditas,a apresentação no SuperBowl,entre outros.Tudo fazia parte de uma estratégia arriscada,mas muito bem sucedida.Tanto que foi até objeto de estudos acadêmicos.   

No final de Novembro desse ano (dessa vez sem surpresas) ela relançou o disco numa versão repaginada,"Beyoncé - Platinum Edition" trouxe além do trabalho lançado no ano passado,2 faixas inéditas,um DVD com 10 performances ao vivo,4 remixes,um mini calendário de 2015 e 2 photobooks. Entretanto,no dia desse relançamento ela liberou novamente sem prévio anúncio, o clipe para o novo single 7/11,só que dessa vez contrariando as expectativas sem superproduções,apenas um vídeo intencionalmente caseiro e divertido.

E para celebrar o 1º aniversário desse álbum,a cantora divulgou ontem "Yours And Mine" uma espécie de curta metragem onde ela narra as "dores e delícias" de ser quem é,refletindo sobre sua vida,casamento,maternidade,feminismo etc.O filme conta com imagens não utilizadas nos clipes do seu álbum visual,todo em tons de cinza (P&B) e claro,bem intimista.




Como era de se esperar (e não é para menos),o disco figura nas já tradicionais listas dos melhores do ano e concorre em diversas categorias do Grammy, inclusive é um forte candidato a levar a principal delas a de "álbum do ano".

Definitivamente 2014 foi um ano e tanto para a diva.Agora o que podemos aguardar para o futuro?Só o tempo dirá,já que ela terá que superar a si mesma no seu próximo trabalho.Mas estamos certos de que ela já deve estar pensando nisso e que vai encontrar uma saída,afinal como a própria canta,ela é Flawless!     

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Mary J Blige lança clipe e álbum novos




A cantora Mary J Blige (ou The Queen of Hip-Hop Soul) lançou nessa terça-feira (2/12) o seu mais novo e aguardado álbum "The London Sessions".E para ajudar na divulgação do novo trabalho ela também liberou o clipe para o segundo single do álbum,a faixa "Whole Damn Year".

O vídeo captou bem a essência da emotiva canção,fora que os tons de cinza ou P&B deram um visual ainda mais "classudo" ao clipe.Uma espécie de curta metragem onde MJB atua como uma narradora das histórias contadas no filme.




A letra da canção fala sobre a dificuldade de superar momentos traumáticos da vida e o tempo que estes levam para cicatrizar.Para retratar tais situações,o vídeo aborda histórias como abuso sexual,violência doméstica e homofobia.

O resultado é um víedo com visual impecável e forte apelo emocional,típicos dos já clássicos clipes de Mary J Blige, que já é uma ótima contadora de histórias através das suas canções.

Para mim ela acertou em cheio ao escolher essa faixa como novo single para divulgação do álbum,o anterior (Right Now) foi bom,mas esse sim representa melhor a essência da cantora.

Por falar em essência,nesse sentido esse álbum promete.Depois das aclamadas parcerias com o Disclosure e Sam Smith,em F For You e Stay With Me,respectivamente,a cantora ficou uma temporada em Londres para compor e produzir esse álbum.Dando origem a um som mais autoral o qual ela não fazia há um tempo,contando com parcerias de peso como os já citados Disclosure e Sam Smith,também integram o time Emeli Sandé,Sam Romans,Naughty Boy e Eg White.

A crítica especializada é só elogios ao álbum,independente da crítica eu já havia gostado das faixas já divulgadas e fico feliz por esse retorno da Mary J Blige.Em tempos de músicas genéricas é um alento ouvir música de verdade,como esse som incrível que ela nos proporciona.  

"Xama o Xamu" porque já sinto cheiro de Grammy!!! hahahaha